terça-feira, 20 de outubro de 2009

SEU CARÁTER É MOLDADO QUANDO CRIANÇA

Chamou-me muita atenção um depoimento de uma senhora que foi enterrar o filho, aquele cabo que morreu na queda do helicóptero, abatido por bandidos do Rio de Janeiro. Veja o que ela disse:
“Somos nós, os pais, que devemos educar nossos filhos. Quando nascer o filho de vocês, moderem ele desde o berço. A gente não pode esperar completar 14, 15 anos. Ele já estarão perdidos. Se for de berço, eles serão obedientes e amigos de vocês. Jamais vão cair na vida, virar traficantes, e deixar toda a sociedade apavorada”.
A Bíblia tem muitas passagens em que adverte sobre a importância da correção de um filho.

Deus fala em Salmos 32:9 "Não sejam como o cavalo ou o burro, que não têm entendimento, mas precisam ser controlados com freios e rédeas, caso contrário não obedecem".

Certamente Deus quer nos guiar com o Seu bom conselho, tendo da nossa parte um coração disposto a Lhe obedecer. Se tivermos um comportamento obstinado contra Ele, certamente seremos disciplinados à altura.

Ainda não tenho filhos e, talvez por isso, tenho percebido grandes erros cometidos pelos próprios pais neste universo.
A criança precisa ser treinada para viver
A Bíblia diz, em Provérbios 22:6 "Instrua a criança segundo os objetivos que você tem para ela, e mesmo com o passar dos anos não se desviará deles". A criança não nasce obedecendo, ela deve ser ensinada. Ela precisa ser formada e instruída por meio do exemplo dos pais. Tenho visto muitos pais que tentam dar educação a seus filhos, mas têm péssimos exemplos.
A questão é como ensinar
Muitos pais tentam ensinar, mas na verdade precisam criar ameaças para que a criança tenha medo e, depois de algumas chantagens, resolva atender seus apelos insistentes. Outros pais conseguem ensinar a criança a obedecer logo que falam. Isso não depende da criança, mas dos próprios pais.
Comigo bastava um olhar da minha mãe que, para mim, já dizia tudo! Ai de mim se desrespeitasse depois daquele olhar...
Um exemplo de criação ideal
Samuel, um profeta e conceituado juiz em Israel, foi criado de uma maneira a ensinar princípios de boa formação na vida de qualquer criança. Ana, sua mãe, era estéril. Ela orou pedindo a Deus um filho fazendo o seguinte voto: "Ó SENHOR dos Exércitos, se Tu deres atenção à humilhação de tua serva, te lembrares de mim e não te esqueceres de tua serva, mas lhe deres um filho, então eu o dedicarei ao SENHOR por todos os dias de sua vida" (1 Sm 1.11). Veja, ela DECIDIU como criaria a criança. No tempo oportuno ela levou o Samuelzinho para viver no templo como tinha prometido a Deus (1 Sm 1.24-28). Samuel foi ensinado a obedecer.
Como não se deve criar os filhos
Eli era um sacerdote de Deus, conhecia a Palavra de Deus, era sincero, mas não conseguia ensinar seus filhos a serem obedientes à vontade de Deus. Seus filhos eram ímpios e não se importavam com o Senhor (1 Sm 2.12). Eli reclamava com eles, mas não conseguia ensiná-los o modo correto de viver. Ele tinha consciência da conduta deles, mas não os punia e por este motivo, Deus o desqualificou para o ofício que ocupava e sua descendência não foi abençoada.
É lamentável que a pergunta que Deus faz a Eli se aplique a tantos pais hoje: "Por que você honra seus filhos mais do que a mim?" (1 Sm 2.29).
É possível ensinar obediência às crianças
A Bíblia nos mostra com clareza como se deve ensinar os filhos a serem obedientes. Está escrito que "a insensatez está ligada ao coração da criança, mas a vara da disciplina a livrará dela" (Pv 22.15). A criança já nasce inclinada para a rebeldia. Algumas até são dóceis, mas TODAS precisam ser formadas. Muitos pais dizem que não usam a vara para disciplinar seus filhos porque os amam. Mas veja o que diz a Bíblia: "Quem se nega a castigar seu filho não o AMA; quem o AMA não hesita em discipliná-lo" (Pv 13.24).
É claro que existem outras formas de disciplina, mas a vara efetivamente é necessária: "Não evite disciplinar a criança; se você a castigar com a vara, ela não morrerá. Castigue-a, você mesmo, com a vara, e assim a livrará da sepultura" (Pv 23.13-14).
Ao contrário do que muitos pensam, a vara dá sabedoria, "a vara da correção dá sabedoria, mas a criança entregue a si mesma envergonha a sua mãe" (Pv 29.15).
O problema de muitos pais é achar que seu filhinho é como um anjo e só deverá ser disciplinado quando estiver maior. Volte e leia o depoimento da mãe do soldado...NÃO HAVERÁ MAIS TEMPO DE ENSINAR!!! Ao invés de tornar seu filho rebelde ao discipliná-lo, a Bíblia diz: "Discipline seu filho, e este lhe dará paz; trará grande prazer à sua alma" (Pv 29.17).
Não trocar a obediência a Deus pelo sentimentalismo
O amor deve falar mais alto em favor das crianças. Alguém dúvida do amor de Deus por nós? Acredito que todos cremos no amor incondicional de Deus. Exatamente porque ele nos ama, é que nos disciplina, "pois o Senhor disciplina a quem ama, e castiga todo aquele a quem aceita como filho. Suportem as dificuldades, recebendo-as como disciplina; Deus os trata como filhos. Ora, qual o filho que não é disciplinado por seu pai?" (Hb 12.6-7).
A Bíblia diz que a dor da surra limpa o caráter (Pv 20.30). Quanto mais cedo isso acontecer, melhor (Lm 3.27). Interpretem com muita cautela esta passagem, não é para corrigir o filho descarregando a ira na vara. Eu entendo que a disciplina deve ser feita com amor, mas se deve começar a corrigir na menor desobediência, sem esperar ficar zangado com a criança. Outra coisa importante é mostrar à criança a importância da aceitação da correção. A criança precisa aprender que a disciplina é a melhor coisa para ela naquele momento (Hb 12.10-11).
Se ensinar a criança a nos obedecer, ela também aprenderá a obedecer a Deus, mas se ela não atende a nossa voz, tão pouco aceitará a Palavra de Deus.
" Ningúem é tão grande que não possa aprender e nem tão pequeno que não possa ensinar."

Nenhum comentário:

Postar um comentário