sábado, 10 de outubro de 2009

SER CRISTÃO

“Pois eu pela lei morri para a lei, a fim de viver para Deus. Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé no filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.” Gálatas 2:19-20

O que é ser cristão? Constatei no próprio dicionário a seguinte definição: “Aquele que segue a religião de Cristo.” Percebi que, por essa definição, é somente um termo religioso, não se trata de atitudes práticas. Acho que a própria definição já induz ao erro, já que Cristo não teve religião e muito menos é religião!!! Bem, mas vou deixar esse debate para outra matéria. Desde já fica aqui meu registro de que sou absurdamente contra “ser religioso” e “ter” religião. Ser religioso e ter religião só nos afasta do caminho verdadeiro do andar com Cristo.

Mais do que nunca temos visto que o mundo está corrompido e exatamente por este motivo há quem diga que é difícil ser cristão, aqui no sentido, para mim correto, de seguidor de Cristo e Seus ensinamentos.

Discordo um pouco! Não é possível que haja tanta dificuldade em dizer NÃO às coisas imundas do mundo!!! De fato, existem muitos “cristãos” que não conseguem. A Bíblia nos deixou uma pista a respeito dessa “dificuldade” quando fala "LARGA é a porta e espaçoso o caminho que conduz para a PERDIÇÃO, e são muitos os que entram por ela. ESTREITA é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a VIDA, e são poucos os que entram por ela" (Mateus 7:13-14).

O que acontece é que muitas pessoas que se dizem cristãs estão, de fato, longe de serem cristãs. Olhando por este ângulo eu diria que é tão fácil se dizer cristão quanto é difícil ser cristão de verdade. Pudera...ser cristão é uma loucura. Por isso digo que não gosto de religiosidade e filosofia cristã, pois vai contra todo raciocínio lógico e desafia nossa inteligência. Veja: quem pode imaginar um homem vivendo 3 dias dentro da barriga de um peixe, como Jonas? Como uma mulher velha feito Sara pode conceber e dar à luz? Como pode Lárazo ressuscitar após 4 dias de morto? Como sair ileso de uma fornalha, como aconteceu com Sadraque, Mesaque e Abede-Nego? Como acreditar que o Mar Vermelho se abriu para Moisés? Como aceitar que durante 40 anos o povo de Deus se alimentou de maná que literalmente caiu do céu??

PARECE LOUCURA, MAS ISSO TUDO ACONTECEU!!!!!!!!!

Muitos confundem receber um milagre ou ser abençoado com "ter sorte". Não temos sorte, somos abençoados!! Não acredito em sorte!

PARA MIM, SER CRISTÃO É...

. andar com Cristo e SER DIFERENTE;

. TER CORAGEM e "peito" para dizer NÃO às imundícies que o mundo nos empurra;

. não se corromper, é não se vender;

. não odiar. Ao contrário, é orar pelos que te caluniam, te dão "rasteira", é perdoar acima de tudo;

. não querer a companhia de pessoas fofoqueiras;

. tentar compreender quando te julgam, jogam pedras, criticam e ridicularizam, por não sermos perfeitos como acham que devemos ser, simplesmente porque carregamos o "título" de cristãos, como sinônimo de seres humanos perfeitos;

. ser íntegra, pura, amorosa, sincera e verdadeira;

. deixar que te crucifiquem junto com Cristo;

. saber reconhecer as próprias fraquezas e se humilhar perante Deus;

. amar a Deus acima de tudo e todos e ter a certeza que Ele está no comando de TODAS as coisas e que, ao final, tudo dará certo.

Ser cristão vai contra a nossa carne e nossa alma, já que temos que vencer até mesmo os nossos sentimentos mais fortes como a raiva, o medo, o orgulho e a vaidade. Teoricamente, a filosofia cristã é muito simples - são só 10 mandamentos. O que são 10 mandamentos para uma civilização que tem milhares de códigos de ética, conduta e leis? Mas não é tão fácil assim, quando tentamos colocá-los em prática eles se mostram extremamente complexos. Para alguns de nós é fácil não roubar ou matar, mas é difícil para muitos não mentir; é perfeitamente possível passar a vida toda sem usar o nome de Deus em vão, mas para muitos é difícil não odiar ou perdoar.

A dificuldade já começa no primeiro mandamento "Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força" (Deuteronômio 6:5). Quantos de nós, verdadeiros cristãos, estamos em paz com relação a esse mandamento? Quantos de nós realmente amamos a Deus acima de todas as coisas? Mais do que a nós mesmos? Será que somos realmente capazes de morrer por Jesus ou ainda de viver para Ele? Quantos já conseguimos renunciar a nossa própria vontade, aos nossos sonhos e decisões por amor a Deus?

O que se vê hoje são cristãos que ainda estão lutando para colocar Deus em terceiro ou quarto lugar numa escala de prioridades, porque, simplesmente, colocaram o dinheiro, o poder e prazer acima de tudo e de todos. Analisando honestamente, o que Deus nos pede neste primeiro mandamento, muitos de nós ainda não começamos a obedecer.

Vamos para o 2º mandamento: "Ama o teu próximo como a ti mesmo". Bem, parece que a coisa piorou, agora concluímos que pouco ou quase nada entendemos daquilo que Deus nos pede. Sejamos francos, você sabe direito quem é seu próximo? Quantos de nós, cristãos, repartimos o que temos com os irmãos mais necessitados? Alerte-se que dar esmola não é dar as sobras, dar o que está velho e o que não quer mais. Deve, sim, ser a mesma coisa que repartir. Você já acolheu um irmão em casa ou "se apertou" para ajudar alguém que estivesse precisando? Já tirou uma peça de roupa do corpo para dá-la a quem não tem? Qual de nós já trouxe um mendigo ou morador de rua para almoçar em casa? Você já recolheu crianças abandonadas para criá-las como filhos? Quem se dispõe a fazer algo aos menores infratores que assaltam nas esquinas? Esses não são o nosso próximo? SIM, TODOS ESSES SÃO O NOSSO PRÓXIMO!

Após essa análise, pergunto: será que somos cristãos de fato? Percebemos que somos ainda cristãos "da boca para fora" e falta muito de Cristo no nosso interior.

Ser cristão é um processo inverso é andar na contramão, ou seja, quando você tem a certeza de que é, geralmente você não é, e só quando você percebe que não é verdadeiramente cristão, é quando você então começa a se tornar um. Parece loucura, um paradoxo? Assim são as coisas de Deus para os homens. Quanto mais a gente cresce, mais a gente se torna pequeno em si mesmo. Quanto mais eu encontro Deus, mais perco o meu próprio eu. Agora fica mais fácil entender porque Paulo dizia "Porque quando me sinto fraco, então é que sou forte" (II Cor 12:10).

Ser cristão é ir caminhando e se despindo de "coisas", sujeiras, podridões, deixando para trás os pedaços de nós mesmos. Para abraçar o Senhor temos que estar despidos das coisas deste mundo, destituídos de cargos, posses, títulos e honrarias humanas, vazios de orgulho, rancor, mágoas, satisfações próprias, vaidades etc. Para o encontro do Senhor não levamos nada do que construímos materialmente (isso dói a muitos, porque realmente somos apegados a essas coisas). Outro fato importante para se ter em mente é que não levamos ninguém que caminhou conosco, porque a salvação é individual. Por que então insistir em adquirir, comprar, ter, manter, possuir? Nos agarramos aos nossos "tesouros" porque custaram muito dinheiro ou muito trabalho ou muito esforço. Nos apegamos às pessoas que amamos e quase chegamos a crer que elas nos pertencem. Fazemos tudo isso de errado enquanto andamos ao encontro do Senhor. Por isso, a estrada é longa...afinal, são tantas coisas das quais precisamos nos livrar ao longo do caminho...

Para sermos cheios da graça de Deus é preciso esvaziar das coisas que o mundo nos oferece.

ENTENDEU POR QUE MUITOS DESISTEM?? ENTENDEU POR QUE MUITOS ACHAM QUE A ESTRADA É PENOSA?

Tem uma música linda, que eu amo, da Nívea Soares que diz: “Eu quero me esvaziar de mim, eu quero me esvaziar da religiosidade, quero me esvaziar de todos os meus títulos... eu quero me esvaziar da prisão do passado...eu quero me esvaziar das dores e desilusões...e de tudo o que me afasta de Ti, Jesus.... Então, inuda-me com Teu amor. Transforma-me com Teu amor. Atrai meu coração a Ti, Senhor. Move-me com Teu amor... e usa-me pra o Teu louvor...ensina-me a ouvir o Teu coração...”

A prática disso é o “ser cristão”. A certeza disso é justamente o amor a Deus sobre todas as coisas.

Que a gente consiga se esvaziar e deixar que Deus nos encha das coisas do Reino do céu. Que DEUS crie em nós um coração ainda mais puro e reto para podermos andar junto a Ele e honrarmos o nome dEle.

SER CRISTÃO NÃO É TÃO DIFÍCIL...

DIFÍCIL TALVEZ SEJA FAZER A DIFERENÇA!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário