segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

PERSEGUIÇÃO

Mateus 5:10-12 "Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus. Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa. Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós."


O Sermão da Montanha começa com as bem-aventuranças. "Bem-aventurado" é a tradução de uma palavra grega que significa "feliz" ou "abençoado".
As pessoas bem-aventuradas são as que têm um caráter oposto do ponto de vista mundano. Tentamos ter um caráter puro, e isso levanta o ódio do mundo, que vê nisto a própria condenação. E não é isso!! Esse pensamento é equivocado!
É histórico, que houve um tempo em que os cristãos eram muito mais perseguidos porque davam testemunho de Jesus. Não era raro crentes serem injustiçados e prejudicados, simplesmente porque davam testemunho de Jesus, porque agiam corretamente e não pactuavam com a corrupção da sociedade.
Ser evangélico, hoje, já não significa muita ameaça ao comportamento imoral e desonesto.
A história do cristianismo apresenta uma lista respeitável de injustiçados, de mártires, que sofreram perseguição pelo amor de Jesus.
Paulo diz que devemos ficar preocupados quando as pessoas mundanas ficarem nos elogiando. Isto sinal de que estaremos no caminho errado, ou seja, significa que nos esquecemos de trabalhar para o Reino de Deus. Neste mundo, que jaz no maligno, sabemos que sempre haverá alguém perseguindo alguém!!!!
No caso dos cristãos, se formos perseguidos por causa da justiça, então, estaremos no caminho certo, ou seja, dando testemunho do Cristo. Paulos mostra, ainda, a sua preocupação com o bem-estar das igrejas naquele período de perseguição aos cristãos e orienta a guardar o evangelho e perseverar nele e continuar pregando e, se necessário fosse, sofrer por ele.
Como cristãos, precisamos viver o que Jesus nos ensina neste versículo. Com estas palavras, aprendemos “que felizes são os perseguidos, injuriados e caluniados por causa da justiça e do amor a Cristo”. Estes, com certeza, serão recompensados na Eternidade!
Pensa-se equivocadamente que, por andarmos na contramão do que o mundo dita, seremos infelizes.
Muitas vezes somos perseguidos por causa religiosa, pois procuramos viver no padrão da justiça divina. Há perseguição pela nossa fé em Cristo, porque procuramos viver de maneira justa, honesta e íntegra.
Exatamente, por isso, estamos também sujeitos às mesmas injúrias e calúnias, porque o ódio que tinham por Jesus, foi transferido para os discípulos e hoje, para nós.
Como esse ódio, repulsa e antipatia foram transferidos para nós? Por meio de piadinhas de mau gosto, de calúnias, conflitos infundados e até de preconceito, normalmente quando nos posicionamos de maneira diferente e tomamos postura de cristãos no trabalho, em eventos sociais e na família (nesta principalmente!!!).
Mas, veja, esta promessa não é apenas para os mártires, que deram suas vidas por amor a Cristo, e para os missionários, que ainda hoje são perseguidos, por terem a coragem de levar a Palavra aos países fechados ao Evangelho, mas é promessa também para todos aqueles que levam uma vida obedecendo os preceitos de Deus. O Senhor nos promete que “deles é o Reino dos céus”. Para os filhos de Deus, esta é uma realidade e também uma esperança !!!
Deus fala que, mesmo diante desses acontecimentos, devemos nos alegrar e exultar. Como podemos ter alegria excessiva diante de tais situações? Parece meio contraditório, não? Mas não é!!! Deus nos promete que essa perseguição será recompensada no céu. Aleluia!!!
Lembremos de Romanos 8:18 "Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós".
Diante destas palavras deixadas por Deus, fica o desafio diário de vivermos uma vida de santidade, justiça e testemunho. Não, não é fácil, sabemos disso!! Mas devemos lembrar que é um privilégio termos a marca de Cristo em nós, de nos declararmos cristãos em qualquer situação de nossas vidas. Devemos sempre ser gratos a Jesus que, através de seu sacrifício na Cruz, nos deu a felicidade de termos uma vida de paz, na presença de Deus e de sermos sempre fortalecidos pelo Espírito Santo, para vencermos os desafios deste mundo. E ainda mais, por Ele nos dar a certeza de que seremos recompensados com a vida eterna!

Nenhum comentário:

Postar um comentário