sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

O AMOR DE JACÓ A RAQUEL COMPARADO AO AMOR DE JESUS

Gênesis 29:18-30 “Como Jacó amava a Raquel, respondeu: Trabalharei sete anos para poder casar com Raquel... Porque ele a amava, esses anos pareceram poucos dias...E ficou trabalhando para Labão mais sete anos”.

O versículo 18 inicia com a afirmação: "Jacó amava Raquel". Hoje em dia o amor se vulgarizou, tudo se resume em sexo! O que realmente significa amar alguém? Creio que temos muito a aprender com Jacó!!! Para conseguir sua esposa, Jacó teve que trabalhar por 14 anos. Esta disposição não foi da boca para fora, mas uma disposição que o levou a conquistar Raquel.
Se aos nossos olhos (nós, imediatistas!) o sacrifício de Jacó foi extremo, aos seus olhos apaixonados, todos esses anos passaram tão rápido que pareceram como uns poucos dias. Veja o que o texto afirma: “estes (anos) lhe pareceram como poucos dias, pelo muito que a amava". Isso é profundo amor!!!!!!!!
É esse tipo de amor que a Bíblia nos ensina. O amor que se dá, que não mede sacrifícios, que se dispõe a ir até o fim, em meio às dificuldades e adversidades.
Sabemos, pela Bíblia, que fomos feitos à imagem e semelhança de Deus. Ela também afirma que Deus é amor e que Ele nos ama profundamente. A maior manifestação do amor de Deus foi a de oferecer Seu próprio filho, Jesus Cristo, para morrer pelos nossos pecados (o grande Cordeiro).
A "Raquel" na história de Jacó é "Jesus" na história do Cristianismo. O amor de Raquel deu a Jacó, norte, solidez, estrutura e razão à existência.
O mesmo ocorre quando aceitamos Jesus, quando temos um encontro com Cristo, uma revolução ocorre e mudamos de estilo de vida, porque Ele nos dá estabilidade e segurança. Quando aceitamos Jesus descobrimos o verdadeiro amor, um amor que nunca experimentamos.
Se sua vida está sem norte, sem sentido, não rejeite o amor de Cristo. Convide-O a fazer parte da sua vida, de seus negócios, de seus relacionamentos, de sua família, enfim, de seu dia a dia. Consagre seu dia a Ele. Todos nós precisamos deste amor, que é ao mesmo tempo, simples, profundo e sincero. Nós somos convocados, pela Bíblia, a amar Jesus em uma dimensão espiritual, porque, aí sim, nós mudamos nosso estilo de vida e estrutura interior. Não é assim no amor carnal? Porém, na carne é temporário, espiritual é eterno!!
Não é preciso mudar de igreja, de doutrina e conceitos religiosos, para ver transformada a sua essência, mas é preciso AMAR JESUS!!! O que muitas pessoas precisam é, simplesmente, de um novo amor: o amor de Cristo!! Na mesma dimensão do amor que Jacó sentiu por Raquel. Quem conhece a Jesus de verdade se apaixona pelo o que Ele é, tudo muda de figura, os valores mudam.
O Cristianismo não deve girar em torno de doutrina e conceitos. Muitas igrejas têm se equivocado ao passar a mensagem de Cristo. A fé não deve girar em torno de dogmas e rituais religiosos. Religião é um bolo de casamento de plástico, que vive de ritual. Tudo é falso!!! Ritual não muda conteúdo interno. Dogmas, doutrinas, conceitos e rituais tudo isso foi criado pelo homem. Tudo isso é vaidade!! Apague isso tudo e olhe somente para a cruz do calvário e para o que Jesus fez, o que Ele nos ensinou e o que Ele foi e é. Isso que vale!!! O resto joguemos fora!! Não é a igreja e doutrina que dirão para fazermos ou deixarmos de fazer algo. O grande desafio é conhecê-lO e amá-lO.
Quando os judeus estavam escrevendo, o mundo já conhecia os hindus, Buda já tinha existido, Platão e Aristóteles já tinham existido, o mundo já tinha conhecido várias “divindades”, mas o mundo tinha sede de conhecer alguém que fosse diferente de tudo que já havia sido apresentado. Queria-se um Deus que fosse bom, misericordioso, verdadeiro no Seu caráter, que fosse coerente entre o que fala e o que é possível de se viver, onde se fosse manso e onipotente, um Deus para se relacionar com os seres humanos, havia expectativa de se conhecer um Deus que era diferente de todos os “deuses”. Esse Deus foi Jesus. Por isso que João escreve em João 1:14 “E o verbo se fez carne, e habitou entre nós...”.
Essa passagem relata uma existência divina de Jesus em carne, não importando mais nenhuma filosofia. Foi o basta de “blá-blá-blá”. Todos se apaixonaram por esta pessoa, que é digna até hoje de todo louvor e adoração por nós.
Jesus não veio contradizer ninguém, não refutou filósofos, não falou de Buda, não impugnou Pilates, não falou de hinduísmo, APENAS visitou os desvalidos, atraiu prostitutas analfabetas, se fez entender às crianças.
Por isso, digo: CONHEÇA E AME VERDADEIRAMENTE JESUS!!!!!!
Tudo mudará por amor a Cristo. O amor reestruturará a sua vida!!! Ame Jesus não só pela Sua simplicidade, mas pela sua grandeza...não se esqueça que Ele continua sendo Deus!!!!!! Romanos 11:36 “Porque dEle e por Ele, e para Ele, são todas as coisas”.

Sabe por que escolho Jesus? Porque Ele é o único que ESTEVE E ESTÁ entre nós, é o único que nEle não houve qualquer pecado, É O ÚNICO QUE VIVE HOJE, é o único que morreu por mim. E, acima disso tudo, porque foi Ele quem disse: “Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim” João 14:6.

O Cristianismo tem pouca força diante das inúmeras propostas humanas, principalmente, porque se prega o que, humanamente, não faz muito sentido, porque o que é pregado confronta a nossa natureza carnal e é esquisito para a mente humana. A tendência é ouvir a mensagem de Cristo e doer em nós. É difícil ser cristão! Por exemplo, a bíblia diz: Mais bem aventurado é dar do que receber; você precisa crucificar o seu “eu”; você só será forte quando você for fraco; a prova que você está passando não é de toda ruim, porque pode produzir em você um peso de glória eterna. Quem quer isso? A gente quer ouvir o contrário!! Nós só queremos ganhar, só queremos o que é imediato e bom para nós. A mensagem do Cristianismo é dura e difícil, porém o que dá força a ela não são as propostas, mas a pessoa que está fazendo essas propostas, CRISTO!!
Enquanto os hindus pregam um “deus” multiplicado; enquanto os budistas pregam um “deus” ausente; enquanto os espíritas pregam um “deus” mediunizado; enquanto os muçulmanos pregam um “deus” nacionalizado; NÓS PREGAMOS UM DEUS CRUCIFICADO (E VIVO)!!!!
Por isso, Paulo diz que “essa mensagem é escândalo e loucura”, porque um homem natural, o homem médio, tende a rejeitar essa mensagem, só terá nexo quando descobrimos a pessoa, a grandeza e a beleza de quem foi Jesus, então faremos como Jacó fez por sua Raquel. Ele abandona tudo, abraça a luta de trabalhar por 14 anos e se torna um homem íntegro e verdadeiro.
Não busque nova religião e nova igreja, apaixone-se por Jesus e você verá sua vida transformada!!!! Todas as outras propostas podem ser maravilhosas, mas SÓ JESUS NOS AMOU AO PONTO DE DESCER À TERRA E MORRER POR NÓS!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário