quinta-feira, 10 de setembro de 2009

SALMOS 23 - PAZ E AUTORIDADE

Salmo 23. 1-6 "1.O Senhor é o meu pastor e nada me faltará. 2.Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva‐me para junto das águas de descanso; 3.refrigera‐me a alma. Guia‐me pelas veredas da justiça por amor do seu nome. 4.Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo: a tua vara e o meu cajado me consolam. 5.Preparas‐me uma mesa na presença dos meus adversários, unge‐me a cabeça com o óleo; o meu cálice transborda. 6.Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor para todo o sempre." O que vocês mais gostam no Salmo 23? Quem já passou por situações difíceis na vida, recorreu a um Salmo, mas este Salmo 23 é um que usamos muito. No entanto, ele é muito diferente do que estamos acostumados. Vamos ver o versículo 4. Existe uma situação antes e depois. 1,2 e 3 é uma situação, e o 5 e 6 são ambientes totalmente diferentes. Vocês conseguem enxergar esta diferença de ambiente? Na primeira etapa Deus é colocado na terceira pessoa, onde Ele não estava presente, na segunda, ele já coloca "Tu preparas", logo Ele já estaria presente. Davi se coloca como uma ovelha na primeira situação, e no segundo ele se coloca como um rei (e que rei!!!). A pergunta é: em que ambiente queremos viver? No 1 , 2 e 3, eu não tenho problemas, pois tem um pastor fazendo para mim, como ovelhas, e é disso que gostamos, mas a proposta para nós é o 5 e 6. Tudo mundo quer isto, mas isto é um comportamento do deserto, onde recebo o mana, suficiente. A gente nunca passa do 1, 2 e 3. Difícil chegarmos ao 5 e 6, pois isto sim é a excelência. A gente é feliz no 1, 2 e 3 , não queremos chegar ao 5 e 6. Veja que o relacionamento com a pessoa de Deus é totalmente diferente. Como é que eu passo da primeira etapa para a segunda etapa?
Vivendo na verdade o versículo 4. Se não viver o 4, nunca vai mudar de etapa. O nosso papel é viver o 5 e 6, onde temos uma posição de rei. Deus estará sempre presente em nossa mesa. Sombra de cachorro morde? Sombra de cobra pica? O vale da sombra da morte é o que te assusta, pois você está vendo algo possivelmente ruim, e acaba deixando se levar. A grande questão é que quase sempre paramos pelas sombras. O que significa não temerei mal algum. A gente não entende que o nosso Deus é o Deus da paz. Tem um texto em Romanos que diz que "o Deus da paz esmagará nosso inimigo". Se você aprender a viver em paz nas situações difíceis, consegue passar de uma etapa para outra. Temos que aprender a ter paz. Mesmo sendo 1, 2 e 3 , você estará no vale da sombra da morte. Mas se vence no versículo, com certeza chegará ao 5 e 6. Porque a gente não consegue ter paz nestas circunstâncias? Porque vivemos só focando nas dificuldades. Paz na verdade é resultado de autoridade. Quem não tem paz não tem autoridade. Paz é atrelada a autoridade. Tanto é verdade que a vitória no 4 é o 5 e 6. O que é autoridade? Domínio? Conhecimento? Autoridade é atitude. É como um guarda de trânsito que para uma carreta de 30 toneladas. Não importa o tamanho do guarda, mas sim a autoridade que o guarda tem. Autoridade é quando você sabe quem é, e o que você é. Isto não é uma coisa humana, pois existe uma farda que faz isso. Se vc não estiver vestido com a farda tb não adianta nada. Precisamos saber como vestir esta autoridade. O grande problema é que teremos paz dependendo dos nossos sentimentos humanos. Autoridade nunca vem pelo intelecto ou pelo conhecimento humano. O diabo na verdade vem para tirar a sua paz. Se eu exercito a paz e a autoridade com certeza vou viver os versículos 5 e 6. Quando vem a demanda, você sente o "Tu estás comigo". Sai da terceira pessoa e vem para a segunda. Pense um pouco no momento que você não tem paz. Naquilo que não tem paz, não tem autoridade. Aqui não importa a teologia, conhecimento da bíblia, mas sim "ter a paz".
É interessante que aqueles que produzem paz, serão chamados filhos de Deus. O versículo 5 e 6 é uma condição de filho de Deus. É um resultado de uma convivência com a ação do Espírito Santo. Estamos falando de um conceito, onde você está no vale, mas sabe quem é, e quem é o seu Deus, e aonde isso vai chegar. Algumas pessoas dizem que a paz é uma arma. Em Efésios diz: "Calçando as sandálias do evangelho da paz". A paz você precisa vestir como ser humano. Se parar para pensar, tudo o que a gente faz é para não ter paz. Vivemos buscando algo para interromper a nossa paz. Não somos chamados para ser ovelhas, mas sim reis. Somos chamados para ser filhos de Deus. "Preparas uma mesa, diante de mim. Na presença dos meus inimigos diante de mim". Onde estão os meus inimigos?
Em mim mesmo!!!! Em nossos medos, nossas imaturidades, tudo onde não temos paz. Vencer o vale não vai tirar os seus inimigos. A minha insegurança tem que ver que eu tenho paz, e eu revestido desta paz me traz autoridade, e daí venço a insegurança. Se você está revestido da sua autoridade e paz, é possível viver o tempo de cálice abundante. Nunca como ovelha, mas como rei. Se você está revestido de paz, a velocidade que anda é totalmente controlada, em qualquer situação. É interessante que Jesus diz que as coisas boas nos perseguirão e é assim que a sua vinda tem que ser. Não existe passar do versículo 3 para o 5. O 4 é fundamental para esta conquista. O que nos impede de chegar a Deus é o versículo 4.
Davi poderia ter matado Saul e não matou, mas ele exerceu autoridade. Se Davi tivesse matado, seria um reino sem paz. Busque sua autoridade através da paz, nunca exerce seus direitos para uma simples conquista, mas conquiste através da paz. Se vc anda sem paz e sua autoridade é muito discutível, foque de outra forma de lidar com as situações. ORAÇÃO: Se estamos passando por um vale da sombra da morte, pedimos ao Senhor a paz e a autoridade que traz esta paz. Pelo poder do nome de Jesus, dá‐nos conhecer mais de ti e nós mesmos. Dá‐nos a ter esta consciência, onde sairemos do vale da sombra da morte e teremos uma mesa preparada pelo Senhor.
Projeto Plenitude

Nenhum comentário:

Postar um comentário