quarta-feira, 8 de agosto de 2012

CASAMENTO E SEXO

Gostaria de iniciar esta postagem com o seguinte questionamento: O que é estar casado?
Definição:

CASADO (particípio de casar)
Que ou quem está ligado por casamento
Condizente
CASAR(CASA + ar)
Unir-se por casamento
Apostar = É uma promessa mútua de que depende dar ou receber alguma coisa
Condizer = o que está em harmonia
Casamento, portanto, é quem se uniu, em harmonia, com alguém apostando em dar ou receber algo!! Veja que maravilha!!! O casamento é o maior e melhor presente de Deus!!! Porém temos, infelizmente e insistetemente, presenciado tantos casamentos falindo, tantos cônjuges matando o outro, seja por interesse ou por ciúmes doentio!! Isso, com certeza, não vem de Deus!!!
"E criou Deus o homem à sua imagem: à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra..." (Gênesis 1:27-28).
O casamento tem como objetivo primordial a união legítima entre homem e mulher para sua felicidade, para construção de uma família e para servir e adorar a Deus. Deus visava proporcinar ambiente e condições para felicidade do homem, e não o deixar em solidão.
"Disse Deus: Não é bom que o homem esteja só; farei para ele uma ajudadora idônea que o auxilie e lhe corresponda". (Gênesis 2:18)

Existem algumas perguntas para se ter um casamento feliz: O que fazer, como fazer, quando fazer??? Passo a examinar alguns caminhos abaixo:
 
Devemos submeter tudo à Palavra de Deus, como servo, que devemos ser. Devemos temer a Deus e andar em Seus caminhos. Devemos aceitar os princípios da palavra de Deus para o matrimônio!!

"Jesus os chamou e disse: Vocês sabem que os governantes das nações as dominam, e as pessoas importantes exercem poder sobre elas. Não será assim entre vocês. Pelo contrário, quem quiser tornar-se importante entre vocês deverá ser servo, e quem quiser ser o primeiro deverá ser escravo; como o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos". (Mateus 20:25-28)
“Como é feliz quem teme ao Senhor, quem anda em seus caminhos! Você comerá do fruto do seu trabalho, será feliz e próspero. Sua mulher será como videira frutífera em sua casa; seus filhos serão como brotos de oliveira ao redor da sua mesa. Assim será abençoado o homem que teme ao Senhor! Que o Senhor o abençoe, para que você veja a prosperidade todos os dias da sua vida e veja os filhos dos seus filhos.” (Salmos 128:1-6)

Devemos, ainda, nos submeter ao Espírito Santo. Somente com o poder do Espírito Santo o casal tem condições de obedecer à palavra de Deus com relação aos frutos do Espírito, conforme diz a Bíblia em: 
"Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, longanimidade, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei. Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos. Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito. Não sejamos presunçosos, provocando uns aos outros..." (Gálatas 5:22-26)
Aqui o tema é psicológio, referindo-se e à união dos temperamentos, dos sentimentos e das emoções. Tem que haver equilíbrio emocional, que é o fruto da temperança.
O homem espiritual e a mulher espiritual, que são verdadeiros cristãos, demonstram isso na vida diária: amor, alegria, paz, longanimidade (é a paciência, é a bondade que faz desprezar as ofensas), benignidade (quem é afável, delicado), bondade, fé, mansidão, temperança (que é a moderação). Havendo essas virtudes do Espírito, o casal e a família serão felizes. Ambos devem se amar profundamente!!

Existe um importantíssimo requisito que trará felicidade ao seu casamento: a independência emocional - "Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne". (Gênesis 2:24)

Muitos são os conflitos ainda existentes, em especial, entre filhos e mãe e sogras e noras, uma vez que as mães não entendem este princípio bíblico.

O casal precisa ter as mesmas convicções espirituais, ou seja, tem que haver unidade espiritual - "Não se ponham em jugo desigual com descrentes. Pois o que têm em comum a justiça e a maldade? Ou que comunhão pode ter a luz com as trevas? "(2 Coríntios 6:14) e o mesmo comportamento espiritual no servir Deus  - "Do mesmo modo vocês, maridos, sejam sábios no convívio com suas mulheres e tratem-nas com honra, como parte mais frágil e co-herdeiras do dom da graça da vida, de forma que não sejam interrompidas as suas orações" (1 Pedro 3:7).
O casal deve buscar juntos o crescimento intelectual, adquirir instrução e aprofundar seus conhecimentos. Essa busca é necessária. Enquanto não houver esse nivelamento de crescimento, tem que buscar a concordância, para não ocorrer divisão.
"Irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo suplico a todos vocês que concordem uns com os outros no que falam, para que não haja divisões entre vocês, e, sim, que todos estejam unidos num só pensamento e num só parecer." (1 Coríntios 1:10)

Importante também o casal buscar a união social, ou seja, o casal tem que estar atento as diferenças trazidas de suas classes sociais (quando há diferença!). Pode ocorrer de um cônjuge vir de uma família rica e o outro de uma família humilde e, tem que estar antenado que, a partir daí, constituirão a sua própria família!!

Outro tema é com relação à união sexual! Percebe-se que é muito grande o tabu quando se fala em sexo no casamento....SEXO NÃO É PECADO!!! Sexo não só foi previsto por Deus, como Ele valoriza a união sexual entre marido e mulher. Sexo não é (nem será) considerado pecado por Deus. Deus não castiga o casal quem tem relações sexuais no casamento. Veja bem: tem que ser casado, porque fora do casamento é pecado, pois isto é fornicar!!!! Também não pode ser com outra pessoa sem ser seu cônjuge (sua mulher ou seu marido) porque isso é adultério, traição!!!

O que Deus considera pecado é: 1. cometer adultério (trair); 2. fornicar (ter relações sexuais sem estar casado); 3. ser sodomita (sodomia é a prática sexual em que há penetração do pênis no ânus). Prestem atenção....as pessoas que cometerem tais abominações NÃO HERDARÃO O REINO DO CÉU, ou seja, não será salvo, não viverá na eternidade ao lado do Pai!!!

"Quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte." (Apocalipse 21:7-8)
"Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os ladrões herdarão o reino de Deus. E é o que alguns têm sido; mas vocês foram lavados, foram santificados, foram justificados no nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito de nosso Deus.". (1Co 6:9-11)

Portanto, como podem constatar na parte final deste versículo, ainda há tempo, arrependam-se e endireitem seus caminhos diante do Senhor Deus. Se você está morando junto com alguém, regularize diante de Deus seu matrimônio. Se você se interessa por sodomia, elimine isso da relação sexual. E se você tem outra pessoa fora do casamento, termine imediatamente. Deus diz que Ele endireitará seus caminhos!!!

"O casamento deve ser honrado por todos; o leito conjugal, conservado puro; pois Deus julgará os imorais e os adúlteros". (Hebreus 13:4)
Repito essa passagem para que entendam que é mandamento do Senhor que multipliquemos. E como multiplicaremos senão por meio do sexo?? "E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra" (Gênesis 1:28)

E acrescento estes outros mandamentos de Deus:

"Quero, pois, que as que são moças se casem, gerem filhos, governem a casa, e não dêem ocasião ao adversário de maldizer;" (1 Timóteo 5:14)
"Cada um tenha a sua própria mulher, e cada uma tenha o seu próprio marido. O marido pague à mulher a devida benevolência, e da mesma sorte a mulher ao marido. A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no o marido; e também da mesma maneira o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no a mulher. Não vos priveis um ao outro, senão por consentimento mútuo por algum tempo, para vos aplicardes ao jejum e à oração; e depois ajuntai-vos outra vez, para que Satanás não vos tente pela vossa incontinência. Digo, porém, isto como que por permissão e não por mandamento. Porque quereria que todos os homens fossem como eu mesmo; mas cada um tem de Deus o seu próprio dom, um de uma maneira e outro de outra...Se não podem conter-se, casem-se. Porque é melhor casar do que ficar ardendo de desejo. Todavia, aos casados mando, não eu mas o Senhor, que a mulher não se separe do seu marido". (1 Coríntios 7:2-10)

Deus quer que tenhamos satisfação, bem-estar e prazer em nossa vida conjugal. Desafio a ler também o Livro de Cantares de Salomão!!!
"Seja bendita a sua fonte! Alegre-se com a esposa da sua juventude". (Provérbios 5:18)
Deus pensou até nos recém-casados, vejam só a preocupação de nosso Paizinho!! Antigamente a lua de mel era bem mais longa!!!
"Quando um homem for recém-casado não sairá à guerra, nem se lhe imporá cargo público; por um ano inteiro ficará livre na sua casa, para se regozijar com a sua mulher, que tomou". (Deuteronômio 24:5)
Bom, já foi entendido que sexo não é pecado e é autorizado por Deus. Agora temos que analisar como tem que ser, no plano de Deus. Tem que ser exclusivo; monogâmico (aquele que tem uma só esposa ou um só marido); alegre; santo ("Como é santo aquele que vos chamou, seja você também santos em todo o vosso procedimento" - 1 Pedro 1:15) ; natural ("O seu braço esquerdo esteja debaixo da minha cabeça, e o seu braço direito me abrace. - Cânticos 2:6).

Ame seu parceiro, demonstre afeto, carinho, diga palavras amorosas, abrace carinhosamente, zele um pelo o outro e cuide um do outro.

"Muitas filhas têm procedido virtuosamente, mas tu és, de todas, a mais excelente!" (Provérbios 31:29)

"Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade". (1 João 3:18)

"Quanto ao mais, tenham todos o mesmo modo de pensar, sejam compassivos, amem-se fraternalmente, sejam misericordiosos e humildes". (1 Pedro 3:8)
"Maridos, amem suas mulheres, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se a si mesmo por ela". (Efésios 5:25)

O amor é o elo principal do relacionamento entre o marido e a mulher. Se não houver o amor tudo desaba. Este amor deve estar dominado pelo amor Ágape.

Um parêntes para explicar o que é AMOR ÁGAPE: De acordo com o dicionário é o vínculo que liga duas almas que se compreendem. Ágape é exposto por Jesus como uma expressão do amor que é incondicional e voluntário, isto é, não discrimina, não é condicional e é algo que se decide fazer voluntariamente. O apóstolo Paulo descreve o amor:

"Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor (ÁGAPE), serei como o sino que ressoa ou como o prato que retine. Ainda que eu tenha o dom de profecia e saiba todos os mistérios e todo o conhecimento, e tenha uma fé capaz de mover montanhas, mas não tiver amor, nada serei. Ainda que eu dê aos pobres tudo o que possuo e entregue o meu corpo para ser queimado, mas não tiver amor, nada disso me valerá. O amor (ÁGAPE) é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca perece; mas as profecias desaparecerão, as línguas cessarão, o conhecimento passará". (1 Coríntios 13:1-8)

É fundamental que exista o RESPEITO dentro do casamento. Os cônjuges devem se respeitar mutuamente e ter em mente que um não é maior que o outro.

"Portanto, cada um de vocês também ame a sua mulher como a si mesmo, e a mulher trate o marido com todo o respeito". (Efésios 5:33)

Lembrando e deixando claro que o marido é o cabeça (o líder) do casal e do lar. Mulheres, respeitem e amem seus maridos!

"Mulheres, sujeitem-se a seus maridos, como ao Senhor, pois o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, que é o seu corpo, do qual ele é o Salvador. Assim como a igreja está sujeita a Cristo, também as mulheres estejam em tudo sujeitas a seus maridos. Maridos, amem suas mulheres, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se a si mesmo por ela para santificá-la, tendo-a purificado pelo lavar da água mediante a palavra, e apresentá-la a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha nem ruga ou coisa semelhante, mas santa e inculpável. Da mesma forma, os maridos devem amar as suas mulheres como a seus próprios corpos. Quem ama sua mulher, ama a si mesmo". (Efésios 5:22-28)

Maridos, vocês também devem respeitar e amar suas esposas!!
"Do mesmo modo vocês, maridos, sejam sábios no convívio com suas mulheres e tratem-nas com honra, como parte mais frágil e co-herdeiras do dom da graça da vida, de forma que não sejam interrompidas as suas orações". (1 Pedro 3:7)

A cadeia de cobertura espiritual é simples: Deus é a cabeça de Cristo; Cristo é a cabeça de todo homem; o homem  a cabeça da mulher. Isto é bíblico, vejam:

"Sede meus imitadores, como também eu de Cristo. E louvo-vos, irmãos, porque em tudo vos lembrais de mim, e retendes os preceitos como vo-los entreguei. Mas quero que saibais que Cristo é a cabeça de todo o homem, e o homem a cabeça da mulher; e Deus a cabeça de Cristo". (1 Coríntios 11:1-3)


E , por fim, no casamento tem que haver COMUNICAÇÃO. O casal tem que ter tempo para conversar, um tem que ter interesse em compartilhar com o outro e saber como foi seu dia, entender suas necessidades, suas angústias, suas alegrias. Para que haja um diálogo legal, então afastem a televisão, os amigos, o cansaço e todos os demais inimigos da comunicação. Isso fortalece o companheirismo, o amor, a atenção e a amizade ( casal também pode ser amigo!!!)

"Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu...tempo de estar calado, e tempo de falar..." (Eclesiastes 3:1 e 7)

Podemos entender então que para ter uma vida familiar e conjugal feliz precisamos cumprir os princípios de Deus de acordo com a sua Palavra!!! Que Deus abençoe seu casamento!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário