segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

LEI DA SEMEADURA

"Não vos enganeis; Deus não se deixa escarnecer; pois tudo o que o homem semear, isso também ceifará" (Gálatas 6:7)
A Palavra de Deus é uma semente. Ela é fértil e completa, perfeita para cada um de nós. Ela fala sobre uma lei. Uma lei que difere de muitas outras existentes. Uma lei que independente de governo, raça ou credo, ela faz com que todo o ser humano a experimente. Esta lei não escolhe ricos ou pobres. Não escolhe pessoas cultas ou analfabetas. Não escolhe linhagem nobre ou descendência plebéia, fama ou anonimato. Ela está presente tanto naqueles que a conhecem quanto naqueles que não têm conhecimento dela. Ela é uma lei universal, inserida em cada ser humano, não importando se o mesmo a aceita ou a rejeita, ela está lá e executará sua sentença. Seu nome difere de todos os outros e remete ao princípio da criação. Ela se chama : Lei da Semeadura.
A Lei da Semeadura é simples de entender, mas severa em sua aplicação. Ela traz a certeza que o resultado do que foi plantado será colhido.
Benção para os retos; preocupação e problemas para os imprudente. Pior ainda para os que a conhecem e rejeitam o seu ensinamento.
A Bíblia fala muito sobre sementes e semeaduras. Deus usando a Davi no livro dos Salmos diz: "Aquele que sai chorando, levando a semente para semear, voltará com cânticos de júbilo, trazendo consigo os seus molhos". (Sl 126:6)
A semente do evangelho é levada com esforço, dedicação e muitas vezes com lágrimas. Não existe evangelho fácil. Para ganhar almas é necessário derramar lágrimas pelos perdidos. É a forma de “regar” a semente que está sendo plantada. De sentir o preço que vale uma alma para o Senhor. A Lei da Semeadura então é aplicada. A semente foi lançada, houve esforço, lágrimas e o resultado, voltando com os seus frutos e em cânticos, com um coração alegre, vendo que Deus não falha, nunca muda e que nEle podemos confiar.
A Bíblia também fala de outro tipo de semente e semeadura. No livro de Provérbios está escrito: "O que semear a perversidade segará males; ..." (Pv 22:8).
O homem que planta o mal, colherá o mal. Hoje em dia parece que a injustiça prevalece muitas vezes à justiça. Ladrões ricos e famosos estão soltos, porque com sua riqueza e poder compram sua liberdade. Jesus sabia que a justiça humana sempre foi e será falha.
No livro de Lucas, Jesus adverte: "Quando, pois, vais com o teu adversário ao magistrado, procura fazer as pazes com ele no caminho... , porque isso? Para que a lei da semeadura não venha a ser aplicada a ambos de forma mais intensa" (Lucas 12: 58). Não é porque você tem razão que tem direito, e nem porque tem direito que tenha razão. Um homem pode ir às últimas instâncias, lutando pela justiça humana, mas quando esta é feita, muitas vezes poderá ser aplicada de forma tão severa ou superficial que jamais o deixará em paz. A Lei da semeadura será aplicada assim mesmo em ambos: o que prejudicou e o que foi prejudicado e a sentença será dada não apenas pelos homens, mas por Deus.
Há uma semente que Deus abomina e infelizmente está presente em todas as igrejas (digo todas, porque, sinceramente, não creio que exista uma igreja perfeita). O homem é imperfeito e nada que ele faça será perfeito. Busca-se a perfeição, mas ela somente existe em Deus.
A semente que Deus abomina é a semente de contendas entre irmãos. Cristãos brigando com cristãos. Deus diz no livro de Provérbios: "Há seis coisas que o Senhor detesta; sim, há sete que ele abomina: olhos altivos, língua mentirosa, e mãos que derramam sangue inocente; coração que maquina projetos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal; testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos". (Pv 20:16)
A semente da contenda é o ingrediente principal de Satanás para causar divisão e enfraquecimento espiritual. Nada mais é tão letal e perigoso para o reino de Deus quanto a semente da contenda. Infelizmente ninguém até hoje conseguiu erradicá-la, embora muitos tentem. Ela ainda está presente em muitos corações humanos. Deus disse: Eu a abomino!
No evangelho da prosperidade (me refiro ao evangelho fácil com foco nas riquezas terrenas, não me refiro de forma alguma a prosperidade abençoada que Deus dá para cada um de seus filhos) é pregado constantemente que tudo que se dá para Deus será multiplicado até 100 vezes mais. Não está errado, já que é um conceito bíblico, porém, será que estas pessoas estão dando realmente para Deus? Qual objetivo de estarem ofertando? De ficarem ricas neste mundo? E os que pedem estão fazendo mesmo o trabalho de Deus? Onde está sendo aplicado? Deus diz em sua Palavra: "Semearam trigo, mas segaram espinhos; cansaram-se, mas de nada se aproveitaram; haveis de ser envergonhados das vossas colheitas, por causa do ardor da ira do Senhor". (Jr 12:13)
Por que a semente boa que era o trigo virou espinhos? Por que o cansaço e a fatiga em vez do júbilo e alegria? A resposta é: Porque Deus não se agradara daquilo que estava sendo feito e como estava sendo feito. A ira do Senhor vem quando há injustiça; quando existem corações que não estão retos perante Deus; quando as intenções parecem mas não são boas. A conseqüência é o prejuízo!!! Os homens falham em seu julgar e são conduzidos em boa parte das vezes pelas aparências e a injustiça então é feita. No lugar de uma boa semente que estava sendo levada, colhem-se espinhos. Existe um momento que Deus intervém à Lei da Semeadura. Quando há injustiça junto à Sua Obra. Quando sua ira se ascende a lei da semeadura pela qual conhecemos, então é alterada e nem que se plantem coisas boas serão colhidos seus frutos.
Debaixo da ira divina nada prospera e ainda que alcancem alguma prosperidade, esta será momentânea e apenas terrena.
Tudo o que o homem semear isso também ceifará. Essa é a Lei da semeadura. Cuide o que está sendo semeado em sua família, junto aos seus filhos, em sua igreja. Cuide para não trazer a ira do Senhor sobre sua vida. Atente para ficar aos pés do Senhor com humildade. Não se preocupe, justiças serão feitas.
...Eis que o semeador saiu a semear. Mt 13:3

(Ev. Jeferson Keidann)

Nenhum comentário:

Postar um comentário