É bom começar definindo o que é IRA. O dicionário define como: cólera, raiva, indignação, fúria, violência, impulso que incita toda agressividade contra alguém ou algo.
O motivo da ira é vital, deve-se analisar se é mal ou não! Por exemplo, a raiz da ira de Caim era má: inveja. Se a ira for em razão de egoísmo produzirá frutos amargos. Tem que corrigir o motivo da ira ou você cairá em pecado.
A ira nunca pode ser justa enquanto o motivo for errado!!! "eis que o pecado jaz à porta" (Genesis 4:7).
Irar não exige raiva. A sentença adverte sobre os perigos inerentes à ira. "não pequeis ... nem deis lugar ao diabo". A ira deve ser justa. Moisés se irou quando desceu do Sinai e encontrou Israel envolvido com idolatria e festanças (Êxodo 32:1). Moisés também se irou quando Deus não lhe respondeu e ele atirou as tábuas de pedra com os mandamentos no chão; porém sua ira estava certa.
A expressão da ira precisa ser justa. Por estar irado, ignora-se a verdade, passando do limite do certo. Isso é a ira furiosa. Não faça isso! É neste momento que se erra e peca! Você não pode perder o domínio de si "... eu não me deixarei dominar por nenhuma delas" (1 Coríntios 6:12).
Pode-se ficar irado JUSTAMENTE; não se pode permitir ser louco! A ira é freqüentemente justa; a raiva nunca é.
É preciso aprender a ser"... tardio para se irar..." (Tiago 1:19), como Deus é (Salmo 103:8; 145:8). A raiva/o ódio é um sentimento potencialmente destrutivo SOMENTE para aqueles que o sentem, porque são prisioneiros por toda a vida, uma vez que ficam “remoendo” sua raiva. Nomeio esse sentimento de “falta de perdão”.
Ter domínio próprio não é “engolir o choro”, “passar batido”, “fazer como se não visse”, mas, acima de tudo, é ter controle das emoções para agir e reagir ADEQUADAMENTE sem precipitações, utilizando sempre o bom senso e, antes de tudo, usando a educação. O melhor é refletir como anda o seu domínio próprio e como a Palavra de Deus pode lhe orientar nas situações de ira, assim, você evitará a gritaria, a violência verbal ou física, o abismo entre você e outras pessoas, o prejuízo à saúde e às outras áreas da sua vida.
“Deixa a ira, abandona o furor; não te impacientes; certamente, isso acabará mal.” (Salmo 37:8).
Pergunto: Como você se comporta quando está irado? Tem um excesso de cólera? Esbraveja e grita? Dá ponta-pé? Atira coisas? Trai? Mata? Irado, o que você diz? Você xinga, explode em palavrões e insulta? Você acusa falsamente aqueles que o enfurecem? Você espalha boatos, faz fofocas? Você faz mal às pessoas? Faz coisas prejudiciais? Ataca as pessoas? Instiga uma briga (tática favorita da ira)?
O iracundo levanta contendas, e o furioso multiplica as transgressões" (Provérbios 29:22).
Isso tudo é pecado! A ira é permitida; a conduta maldosa não é!!! A ira pode até ser certa, mas esses comportamentos descritos acima nunca serão corretos. A ira pode ser justa, mas todas estas palavras maldosas certamente não são. De fato, é arrogantemente errado...isso tudo é pecado!!!!
Da mesma forma, a DURAÇÃO da ira pode ser justa. "Não deixeis o sol se pôr sobre vossa ira." O apóstolo Paulo nos alerta a não guardar o sentimento ruim, não carregar para o outro dia, não deixar que o nosso coração acolha ressentimentos, porque a ira contida gera a raiva, o ódio.
Quando não damos vazão a esse sentimento, ficamos a todo instante revivendo, e isso se converterá em ressentimento. Portanto, BREVE é a ÚNICA duração do tempo para a ira, ATÉ MESMO A IRA JUSTA. Ira duradoura mostrará o ácido corroendo a vasilha que o contém, ou seja, se você está irada (o) estará prejudicando você mesma(o). Aprenda com Deus, que"... não retém a sua ira para sempre" (Miquéias 7:18).
Irando e pecando vc estará se apartando de Deus!! A melhor coisa, apesar de difícil, é irar e orar!!
"...orai uns pelos outros, para serdes curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz.” (Tiago 5:16).
Deixe-a passar, porque quando temos a nossa mente renovada pela Palavra de Deus, a ira pode ser domada e extravasada de forma construtiva! “...a carne deseja o que é contrário ao Espírito, e o Espírito o que é contrario a carne” (Gálatas 5:17).
Lembre-se: “...o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio.” (Gálatas 5:22).
Nós somos seres agraciados com a inteligência, temos a capacidade de nos expressar por palavras, que é instrumento de grande valor para a comunicação.
Afinal, quem quer conviver com uma pessoa fofoqueira, mentirosa, encrenqueira, falsa e de maus desígnios, essas são doidas e odiadas. Veja o que diz Provérbios 14:17: “O que facilmente se ira faz doidices, e o homem de maus desígnios é odiado.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário