terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

DEPRESSÃO

A Bíblia nos diz para sermos cheios de alegria e louvor (Filipenses 4:4; Romanos 15:11), então Deus quer que todos nós vivamos vidas alegres. Isso não é fácil para alguém que esteja sofrendo de uma depressão causada por alguma situação, mas pode ser remediado através dos dons de Deus de oração, estudo e aplicação da Bíblia, grupos de apoio, grupos domésticos, comunhão entre os crentes, confissão, perdão e aconselhamento. Nós devemos fazer o esforço consciente para não sermos absorvidos por nós mesmos, e ao invés disso, devemos colocar nossas frustrações, medos e lamentações para fora. Sentimentos de depressão frequentemente podem ser resolvidos quando o sofredor tira o foco de si próprio e o põe em Cristo.
A depressão clínica é uma condição física que deve ser diagnosticada por um médico. Ela não é causada por circunstâncias desafortunadas da vida e os sintomas não podem ser aliviados pela vontade própria.
Eu entendo, ao contrário de alguns cristãos, que a depressão clínica nem sempre é causada pelo pecado. A depressão às vezes pode ser um distúrbio que precisa ser tratado com medicação e/ou aconselhamento. Ainda assim, você tem que crer que Deus é capaz de curar qualquer doença ou distúrbio. No entanto, em alguns casos, consultar um médico por causa de depressão não é diferente de ver um médico por causa de um machucado.
Existem algumas coisas que os depressivos podem fazer para aliviar a sua ansiedade, como por exemplo, se certificar de que estão permanecendo na Palavra; tentar manter forte a fé em Deus e se achegar ainda mais a Ele.
As emoções podem te desviar do caminho, mas a Palavra de Deus permanece firme e imutável. A Bíblia nos diz que Deus jamais irá deixar que tentações, que nós não somos capazes de suportar, entrem em nossas vidas (1 Coríntios 10:13).
Você tá triste? Louve ao Senhor. Dê graças sempre por tudo que Deus te deu. É bom dar graças ao Senhor pelas suas bençãos!!!!
“Por meio de Jesus, pois, ofereçamos a Deus, sempre, sacrifício de louvor, que é o fruto de lábios que confessam o seu nome” (Hebreus 13:15).
“Dêem graças ao Senhor pela sua benignidade, e pelas suas maravilhas para com os filhos dos homens! Pois ele satisfaz a alma sedenta, e enche de bens a alma faminta.” (Salmos 107:8-9).
Sabe aquele ditado popular "quem canta os males espanta"?? Pois é, ele é real!!!!!! O louvor a Deus sempre afungentará sua depressão. A música cristã tem poder de dissipar a sua depressão.
Fizeram mal contra você? Louve ao Senhor e Ele te ouvirá!!
“Bendirei ao Senhor em todo o tempo; o seu louvor estará continuamente na minha boca. No Senhor se gloria a minha alma; ouçam-no os mansos e se alegrem. Engrandeci ao Senhor comigo, e juntos exaltemos o seu nome.” (Salmos 34:1-3).
Graças a Deus, eu não sei o que é depressão e nem estar depressiva, mas, analisando o  comportamento de muitas pessoas próximas a mim, posso afirmar que é uma doença que assola a alma, rouba a vida em plenitude, isola, debilita e coloca um gosto amargo no coração.
Nem sempre a pessoa depressiva quer perceber sua condição depressiva e aceitar o fato de estar doente e necessitar de apoio psicológico e espiritual. Essa rejeição faz com que o depressivo se torne cada vez mais pessimista, isolado, medroso e fechado para um balanço onde só consegue contabilizar as perdas e exaltar o negativismo, fazendo-se de vítima em 100% dos casos.
Jesus já dizia que nós sofreríamos aflições, mas Deus coloca em nossos corações a capacidade de enfrentar e escapar ilesos destas criativas armadilhas emocionais.
O segredo é meditar sempre pacientemente na Palavra de Deus e esperar que Ele atue na sua vida. A Bíblia diz em Salmos 42:6 “Ó Deus meu, dentro de mim a minha alma está abatida; porquanto me lembrarei de ti desde a terra do Jordão, e desde o Hermom, desde o monte Mizar.”
Ore, chore, alivie-se, arrependa-se de seus pecados, peça perdão, busque tratamento, busque a Deus e cure-se!! Tudo isso é essencial para lidar e amenizar o quadro depressivo.
“Ela, pois, com amargura de alma, orou ao Senhor, e chorou muito.” (1 Samuel 1:10).
A Palavra de Deus diz que os sentimentos depressivos e de desânimo não duram para sempre: “O choro pode durar uma noite; pela manhã, porém, vem o cântico de júbilo.” (Salmos 30:5).
Estar deprimido não é pecado, porém, uma pessoa ainda é responsável pela forma como responde à aflição, incluindo a busca por ajuda profissional de que ela precisa.
A alma do depressivo está enferma!!
Segundo Paulo o enfermo não é o agente, mas o hospedeiro. Como ocorre com uma doença autoimune o pecado ataca a alma que o hospeda, ama o pecado, protege e alimenta o pecado.
Este tipo de contaminação provoca feridas em você e naqueles em quem você convive. Adoece o amor, evapora a esperança e agride a sua paz.
O tratamento é se banhar no Sangue de Jesus, que é purificador. Este sangue circula no Corpo e não nas instituições religiosas. Não existem artérias, veias, emoções, juntas e medulas em organizações, mesmo quando colam em sua testa etiquetas religiosas.
O Corpo (de Cristo) é formado por pessoas redimidas, cujo coração foi trocado, cuja alma foi lavada. Somente um coração feito de matéria-prima celestial é capaz de bombear o sangue purificador por todo o corpo.
Válvulas, próteses, choques externos e marca passos são tudo o que uma organização pode nos dar. Devolver ao Corpo o seu estado original, só Jesus sabe fazer. Entregue a sua vida para Ele e cure-se, renove-se, ganhe um novo coração, nova mentalidade e tenha um futuro diferente do que a sua mente enferma tem planejado. Liberte-se dessa prisão, que a depressão lhe impõe, que é a falta de amor, compaixão, solidariedade, respeito, companheirismo, amizade etc!!!

"As minhas lágrimas servem-me de alimento de dia e de noite, enquanto me dizem constantemente: Onde está o teu Deus? Lembro-me destas coisas enquanto dentro em mim derramo a minha alma: de como eu ia com a multidão, guiando a procissão à casa de Deus, com gritos de alegria, e louvor entre a multidão festiva. Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas em mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, meu Salvador e meu Deus. Ó meu Deus, dentro em mima minha alma está abatida" (Sl 42.3-6a)


Nenhum comentário:

Postar um comentário