Em Mateus 6:5, Jesus afirmou: “E, quando orardes, não sereis como os hipócritas; porque gostam de orar em pé nas sinagogas e nos cantos das praças, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa”. O que Ele quis dizer é que não adianta nada usar de formalismo na oração, se não exprimirmos com sinceridade o que desejamos.
Jesus foi claro quanto ao valor da oração em segredo: “Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto, e, fechada a porta, orarás a teu Pai que está em secreto; e teu Pai que vê em secreto, te recompensará” (Mt 6:6).
Para orar a sós com Deus, não é necessário estar em montes ou em lugares ermos, sem proteção e segurança. O que pregadores fazem é loucura! Deus ouvirá da mesma forma se estiverem em uma igreja ou em um quarto de sua casa. Jesus orou em montes e no deserto porque não havia à época templos como os de hoje. Ele foi claro ao dizer: “A minha casa será chamada casa de oração” (Mt 21.13). Afirmou, ainda: “quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai” (Mt 6:6).
Você precisa de ajuda do alto? Quer que a sua oração seja ouvida? Então, atente também para o que Jesus disse em Mateus 6.7: “E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios; porque presumem que pelo seu muito falar serão ouvidos”.
Não é pelo muito falar que seremos ouvidos. Elias que o diga. Lembra-se de seu “embate”, por assim dizer, com os profetas de Baal? Ele os desafiou a orarem ao seu falso deus, e ele clamaria ao Senhor Todo-poderoso. E o verdadeiro Deus seria o que respondesse por meio do fogo (1 Rs 18.20-24).
Depois da tentativa frustrada dos profetas de Baal, que falaram, falaram, falaram, “desde a manhã até ao meio-dia”, Elias ironizou: “Clamai em altas vozes, porque ele é deus; pode ser que esteja meditando, ou atendendo a necessidades, ou de viagem, ou a dormir, e despertará”. E de fato não houve resposta alguma (versículos 25-29).
Chegou, então, a vez de Elias orar. Ele restaurou o altar, pondo tudo em ordem, e começou a clamar: “Ó SENHOR, Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, fique hoje sabido que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo, e que segundo a tua palavra fiz todas estas coisas. Responde-me, SENHOR, responde-me, para que este povo saiba que tu, SENHOR, és Deus, e que a ti fizeste retroceder o coração deles” (versículos 37 e 38).
Pronto! Leia nos versículos 38 e 39 a resposta à petição de Elias: “Então caiu fogo do SENHOR, e consumiu o holocausto, e a lenha, e as pedras, e a terra, e ainda lambeu a água que estava no rego. O que vendo todo o povo, caíram de rosto em terra, e disseram: O SENHOR é Deus! O SENHOR é Deus!”.
Jesus responde sem que precisemos falar muito orando: “Deus, o vosso Pai, sabe o de que tendes necessidade, antes que lho peçais” (Mt 6.8).
Não é pela quantidade de palavras, nem pelo tempo de oração que seremos ouvidos.
Seremos ouvidos pelo relacionamento de comunhão que temos com Deus.
Quanto tempo durou a oração de Jesus antes da ressurreição de Lázaro? Leia em Jo 11.41-42: “Pai, graças te dou porque me ouviste. Aliás, eu sabia que sempre me ouves, mas assim falei por causa da multidão presente, para que creiam que tu me enviaste”. Quantos segundos levou esta oração??
Observe que não houve pedido algum!!! Jesus não disse: “Pai, por favor, ressuscite Lázaro”. Não! Ele apenas agradeceu ao seu Pai por sempre ouvi-lO.
Não precisamos orar para convencer Deus a nos ajudar. Ele já conhece todas as nossas necessidades antes de começarmos a orar (Sl 139:4; Is 65:24).
CUIDADO, IRMÃO!!!! Fala-se muito, em nossos dias, de “oração forte”, “poder da oração” etc. Muitas vezes assisto CHOCADA e INDIGNADA a cultos em que pregadores (ou enganadores?) dizem para os fieis levarem suas ofertas, suas "sementes" para que eles possam fazer uma oração forte por suas vidas. Estes são enganadores, lobos com peles de ovelhas!! NÃO CAIAM NESTE ENGANO!!! Deus não é mercado, Deus não barganha favores. Deus não favores pregadores a quem oferece dinheiro em troca de oração. O que existe é a oração eficaz, aquela que é ouvida, respondida pelo nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo, o Deus Todo-poderoso! E isso ocorre quando a oração está de acordo com o que Ele ensinou.